PIBID  |  Subprojeto Artes Visuais  |  2014-2016 

"PROCESSOS POÉTICOS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA"

Ensinar arte no contexto contemporâneo implica estar próximo do objeto artístico para que possamos exercitar o ver, o ler, a contextualizar, a interpretar e a praticar modos de fazer arte. Ter acesso a arte a partir da escola é vivenciar experiências estéticas e processos de criação de objetos utilizando de estratégias cognitivas que dão sentido e significado a estes objetos como leitura de mundo. Segundo Lanier (2005, p. 46) se referindo a Arte e a função de professoras e professores de Arte na escola “não a introduzimos para nossos alunos, mas a incrementamos a partir de algo que já está lá”.

 

Experimentar/Apreciar a arte é uma exigência da arte/educação contemporânea e responde as exigências da arte contemporâneo, o que significa que na escola de educação básica as(os) estudantes devem vivenciar estratégias de aprendizagem para construírem significados sobre as práticas artísticas em seu contexto local, regional, nacional e universal, elaborando suas próprias interpretações tendo a visualidade como linguagem de expressão e conhecimento. Um ensino de arte e, em nosso caso, de artes visuais compreendido como expressão e cultura (BARBOSA, 2005) que valoriza as dimensões estético/artísticas próprias de cada região em diálogo com outras práticas e saberes artísticos.

 

Objetivo Geral: inserir a(o) estudante da Licenciatura em Artes Visuais no contexto da educação básica como artista/professor(a)/pesquisador(a) em processo de formação inicial juntamente com a(o) professor(a) de arte das escolas para que de forma colaborativa exercitem outras possibilidades de desenvolvimento de práticas educativas em artes visuais centradas na aprendizagem estético/artística das(os) estudantes, pois “Cada aluno constrói uma identidade artística relacionada ao universo de sua experiência de aprendizagem em arte na escola e no museu, sempre associada à experimentação pessoal” (IAVELBERG, 2011, p. 134).

 

Linhas estruturantes: Processos Poéticos de Criação Artística; Grupo de Pesquisa como lugar da Reflexão; Laboratório de Escrita sobre Artes e Ensino de Artes Visuais.

001-01.jpg
image2.jpeg
image3.jpeg

Coordenadores:

(2014-2015)

Prof. Fábio José Rodrigues da Costa
e Profa. Ana Cláudia Lopes de Assunção

(2015-2016)

Prof. Fábio José Rodrigues da Costa
e Profa. Vanessa Raquel Lambert

Coordenador Institucional: Prof. Egberto Melo

Professoras(es) Supervisoras(es): Cicero Gonçalves Vieira (E.E.F. Cicera Germano Correia), José Jaildo da Silva Oliveira (E.E.F.M. Prefeito Antonio Conserva Feitosa), Isabel Emanoela Vieira de Sousa (E.E.F. João Alencar de Figueiredo), Maria do Socorro Leal (E.E.F. Dona Maria Amélia Bezerra)

 

Estudantes: Francineide do Nascimento Galdino, José Romildo Bezerra Mendes, Francisca da Penha Naiane de Santana, Cristiane Aparecida Romão da Silva, Antonio Beethoven da Silva Eustaquio, Silvanira Pereira Alves, George Lucas da Silva Ferreira, Francisco Charles Araujo Lessa Filho, Cicero Henrique da Cruz Sampaio, Adriana Alves Bonfim Cardoso, Tone Paixão da Silva, Jaqueline Barbosa Rodrigues, Elaine Pontes Alexandre, Francisco Luiz Fernando Silva, Andréa Honorato Noronha, Jeanni Cordeiro Barros, Geraldo Taveira Leite Junior, Emanuelle Nogueira oliveira, Anália Lobo Mesquita, Cícera Edvânia Silva dos Santos, Daniel Davidson Silva Bezerra, Larissa Rachel Gomes Silva, Maria Janilany Silva Alencar, Amilton Duarte Pereira, Carlene Cavalcante Batista, Álisson Pereira Flor, Andréa Sobreira de Oliveira, Edilania Vívian Silva dos Santos, João Eudes Ribeiro Machado Filho, Raylla Brito Vieira, Aline Gonçalves de Lima, Carla Marques da Silva, Denily de Souza Costa, Erlandson da Silva Luna, Isaias Paulo Nunes de Almeida, Raquel de Santana Santos, Samuel dos Santos Vieira, Suyane Oliveira Santos, Victor Vladimir de Melo Santos, Yago Gomes da Silva.

LINHAS ESTRUTURANTES

Processos Poéticos de Criação Artística

Tem por meta a realização de oficinas artísticas pel@s estudantes tendo por base suas aprendizagens nos componentes curriculares da formação estético/artística. As oficinas darão lugar as experimentações em desenho, pintura, animação, fotografia, tridimensionalidade, performance, instalações, intervenções, graffiti, história em quadrinhos. As oficinas terão ainda um diálogo com a produção artística em circulação na região do Cariri principalmente as exposições promovidas pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste – Cariri.

Grupo de Pesquisa como lugar da Reflexão

Tem por meta a inserção dos 36 estudantes e dos quatro professores de artes/supervisores no Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq na linha de pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais. Esta inserção se fundamenta na pesquisa baseada nas artes visuais e da relação entre os processos poéticos de criação artística e as bases conceituas, metodológicas e didáticas da arte/educação contemporânea.

Laboratório de Escrita Sobre Artes

Tem como meta o desenvolvimento por parte dos estudantes e professores de artes/supervisores no exercício da escrita sobre a experiência vivenciada nas oficinas, na relação entre as oficinas com os conteúdos da disciplina Artes das escolas envolvidas, das reflexões dos professores de artes/supervisores sobre suas práticas em sala de aula e na relação com os estudantes bolsistas do PIBID, da sistematização dos processos poéticos de criação artística pelos estudantes e professores de artes/supervisores. Esta linha dará lugar a produção de textos e do uso de Plataformas Virtuais como lugares de exposição e divulgação de todo o projeto. 

Grupo de Pesquisa como lugar da reflexão

Sequência Didática - Arcimboldo

Sequência Didática – Miró/Mondrian

Planejamento das Oficinas

Processos Poéticos de Criação Artística

II Encontro do PIBID/URCA  •  V Colóquio de Formação de Professores  •  I Encontro do PIBID/Diversidade