O Grupo de Pesquisa “Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC” é liderado pelo professor Dr. Fábio José Rodrigues da Costa (URCA), e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES do Centro de Artes e ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem por objetivo desenvolver pesquisas voltadas a formação inicial e continuada da(o) artista/professor(a)/pesquisador(a) em artes visuais abrigadas em suas linhas de pesquisa: Didática do Ensino das Artes Visuais e Arte/Educação para uma educação dissidente. Essas linhas estão imbricadas às linhas de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes e Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes do PPGMPA.

 

O GPEACC se orienta pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, portanto, a pesquisa assume centralidade na articulação entre a graduação, a pós-graduação e a extensão universitária. O grupo de pesquisa foi criado em 2007 como um braço do NEPEA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte que iniciou suas atividades em 1999. A partir de 2007 o NEPEA abriga o GPEACC cabendo ao Núcleo promover a articulação entre a graduação, a pós-graduação e a extensão universitária.

 
image1_edited.png

Eu sou Fábio Rodrigues, vivo e trabalho na Região do Cariri – Ceará/Brasil desde 1998. Natural de Campina Grande – PB e culturalmente recifense iniciei no ensino superior como professor substituto do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1996 logo após meu ingresso no Mestrado em Educação. Estou na docência desde 1986 tendo atuado na Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife até 1998. Nesse período fui professor em escolas de educação básica da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e de escolas da rede privada. No ensino superior   mediando   as   disciplinas   de

Didática Geral e Prática de Ensino, ainda na UFPE e,   posteriormente,  na  Universidade  Regional  doCariri – URCA, despertei para a necessidade de campos disciplinares para a formação inicial e continuada da(o) artista/professor(a)/ pesquisador(a) para o Componente Curricular Arte/Artes Visuais. Em 2002, fui admitido no Doutorado na Universidad de Sevilla – España e fui bolsista de doutorado pleno no exterior pelo CNPq (2003-2007), tendo defendido em 2007 a tese Didáctica de las Artes Visuales: una proposición postmoderna, sob a orientação do Prof. Dr. Juan Carlos Arañó Gisbert. Conclui o pós-doutoramento em 2017 pela Escola de Belas Artes – EBA da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG com a pesquisa “Licenciatura em Artes Visuais como Território da (Re)Cognição, da (Re)Invenção e da (Re)Socialização na Formação Inicial da(o) artista/professor(a)/pesquisador (a)” tendo sido tutelado pela profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel.

SITE PESSOAL

Currículo

Coordena o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA. Ministrou aulas na Universidad Surcolombiana – Colômbia (2019), na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2017), na Universidad Autónoma de Madrid – España (2011) e na Facultad de Artes Visuales del Instituto Superior de Artes – ISA – Cuba (2011). Pós-Doutor em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2017); Doutor em Artes Visuais pela Universidad de Sevilla - US/España (2007) com Bolsa Doutorado Pleno no Exterior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1999) com Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Curso de Aperfeiçoamento em Aprendizagem da Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade de São Paulo - USP (2000); Graduado (Licenciatura) em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Secretario General del Consejo Latinoamericano y Caribeño de Educación por el Arte - CLEA (2010-2012), Diretor de Relações Internacionais da Federação dos Arte/Educadores do Brasil - FAEB (2012-2014). Representante do Brasil no Consejo Latinoamericano y Caribeño de Educación por el Arte – CLEA (2010); Membro da Rede Iberoamericana de Educação Artística – RIAEA; Membro associado da Federação dos Arte/Educadores do Brasil – FAEB; Membro associado da International Society for Education througt Art - InSea. Coordenou o Programa Interinstitucional DINTER Artes UFMG-URCA/CAPES (2013-2017), Assessor de Relações Internacionais  da  URCA  (2013-2017);  Diretor do Centro  de  Artes  Reitora  Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da URCA (2013-2017); Chefe 

do Departamento de Artes Visuais (2012-2015); Diretor do Centro de Artes (2008-2011); Pró-Reitor de Extensão (2011-2012). Coordenador do PIBID Artes Visuais (2014-2016), Membro do Núcleo Docente Estruturante  - NDE do Departamento de Artes Visuais (2017-2020), Coordenador do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Artes Visuais (2020-2022), Coordenador do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Artes Visuais (2018-2020), Líder do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq (2007); Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte - NEPEA (1999). Membro do Projeto de Cooperação Internacional para América Latina com a Universidade Autónoma de Madrid (España) com participação do Chile, Cuba, Brasil e Venezuela (2009-2011). Professor Associado do Departamento de Artes Visuais com aulas no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Atua e desenvolve pesquisas na área de Arte/Educação com ênfase na formação inicial e continuada da(o) artista/professor(a)/pesquisador(a) em Artes Visuais, Arte/Educação dissidente a partir das Práticas Artísticas LGBTI+ e os processos de ensino, aprendizagem e processos de criação nas artes visuais, Didática do Ensino das Artes Visuais, Mediação Cultural. Coordena o Estágio Supervisionado em Ensino das Artes Visuais (2017) e ministra as disciplinas Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes Visuais, Didática do Ensino das Artes Visuais, Estágio Supervisionado em Ensino das Artes Visuais, Teoria da Arte, Curadoria e Museologia no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Curador Independente.

Participantes do grupo

Alex Sousa

Amanda Mendes de Jesus

Ana Claudia Lopes de Assunção

André Castillo

Carlene Cavalcante Batista

Carlos Robério Silva (Professor da Educação Básica)

Carlos Henrique de David Geraldo

Charles Farias Siqueira (Professor da Educação Básica)

Cícera Edvânia Silva dos Santos

Daniel Davidson Silva Bezerra

Eleonôra Nunes Oliveira

Fábio Tavares da Silva (Professor da Educação Básica)

Fabio Wosniak

Francineide do Nascimento Galdino

Francisco Aécio Gonçalves Diniz

Gledsson Rodrigues Duarte

Gleison Amorim da Silva

José Carlos de Paiva (Colaborador estrangeiro)

José Jaildo da Silva Oliveira (Professor da Educação Básica)

José Romildo Bezerra Mendes

Kayo Filipe Alves da Silva

Larissa Rachel Gomes Silva

Lividus Caleb Costa Jacó

Lucas Vieira de Oliveira (Professor da Educação Básica)

Maria Aparecida Pereira Neves

Márcia de Sá Barbosa Alves

Rogério Henrique da Silva Albuquerque

Ruan Pablo Bezerra de Souza

Sara da Silva Costa

Sislândia Maria Ferreira Brito

Suzana Carneiro de Souza

Verônica Leite Machado

Wandealyson Dourado Landim Santos

Wellington Soares Gomes

 

Bolsistas

Iniciação Científica

Carlos Henrique de David Geraldo (FUNCAP)

Ruan Pablo Bezerra de Souza (CNPq)

 

Extensão

Lividus Caleb Costa Jacó (2020)

 

Residência Pedagógica/CAPES (2020-2022)

Amanda Mendes de Jesus

Francineide do Nascimento Galdino

Francisco Aécio Gonçalves Diniz

Kayo Filipe Alves da Silva

Maria Aparecida Pereira Neves

Márcia de Sá Barbosa Alves

Rogério Henrique da Silva Albuquerque

Sara da Silva Costa