31/05/2021  

CHAMADA PARA EXPOSIÇÃO VIRTUAL

PROJETO DE EXTENSÃO MODOS DE VER

 

 

Faça download da chamada pública/regulamento aqui

 Faça download do formulário de inscrição aqui 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A coordenação do Projeto de Extensão Modos de Ver, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte - NEPEA e do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq, vinculado a Setorial de Extensão do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA, torna público o lançamento da presente Chamada Pública que tem por objetivo realizar exposições individuais e/ou coletivas de estudantes, egressos e docentes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes da URCA, em ambiente virtual de acordo com agenda 2021 do projeto. Interessades devem seguir rigorosamente o estabelecido no Regulamento abaixo.

 

REGULAMENTO

As EXPOSIÇÕES VIRTUAIS serão realizadas pelo Projeto de Extensão Modos de Ver com curadoria do Professor Fábio Rodrigues e pelo estudante e bolsista de extensão Lividus Caleb (Assistente de Curadoria), e exibidas no link exposições virtuais do NEPEA/GPEACC no endereço www.gpeacc.com

Da Participação:

 

  • Podem participar estudantes, egressos e docentes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da URCA.

 

 

Das Práticas Artísticas:

 

  • Desenho

  • Pintura

  • Escultura

  • Gravura

  • vídeo performance

  • vídeo arte

  • vídeo

  • fotografia

  • artemídia

  • Objetos tridimensionais

Do Formato:

Exposição individual:

  • Minimo de 20 trabalhos por artista (dípticos, trípticos etc., serão considerados como uma imagem), no seguinte formato: imagens JPG (mínimo 500 Kb e máximo de 5 Mb), vídeo formato MP4 (máximo 100 Mb), ficha técnica da(s) práticas contendo autor, título, técnica, dimensões, ano e crédito do fotógrafo (quando necessário);

  • Para imagens de objetos tridimensionais, enviar imagens de ângulos distintos de cada trabalho: vista frontal, lateral esquerda e lateral direita.

Exposição Coletiva:

  •  Minimo de 03 e máximo de 05 trabalhos por artista (dípticos, trípticos etc., serão considerados como uma imagem), no seguinte formato: imagens JPG (mínimo 500 Kb e máximo de 5 Mb), vídeo formato MP4 (máximo 100 Mb), ficha técnica da(s) práticas contendo autor, título, técnica, dimensões, ano e crédito do fotógrafo (quando necessário).

  • Ficará a critério da Coordenação do Projeto de Extensão Modos de Ver e da Curadoria propor exposições coletivas quando o número de selecionadas(os) individuais com o mínimo de 03 e o máximo de 05 trabalhos atingir o mínimo de 20 trabalhos;

  • Para imagens de objetos tridimensionais, enviar imagens de ângulos distintos de cada trabalho: vista frontal (frente/costa), lateral esquerda e lateral direita.

 

Da inscrição:

 

  • O período de inscrição ocorrerá de 06 a 25 de abril de 2021, através do preenchimento do formulário de inscrição (disponível em www.gpeacc.com) e deverá ser enviado acompanhado dos anexos (imagens e vídeos) para a seguinte direção de e-mail: gpeaccexposicoes@gmail.com

 

 

Dos resultados:

 

  • O resultado das(os) artistas selecionadas(os) em cada categoria (estudante, egresso, docente) será divulgado a partir do dia 30 de abril de 2021 no site www.gpeacc.com

  • Será enviado e-mail de confirmação para os selecionados através do e-mail de contato constante no formulário de inscrição.

 

 

Das obrigações:

 

A(o) artista selecionada(o) se compromete a cumprir com a seguinte proposta de trabalho:

  • Participar de reunião com a coordenação e curadoria para apresentação da proposta da exposição de acordo com data e horário previamente agendado;

  • Realizar vídeo com duração de cinco minutos sobre processo de criação e campos de interesse que será incorporado a exposição;

  • Participar da abertura virtual da exposição e conversa com o público em ambiente virtual em data e horário previamente agendado pela coordenação e curadoria

  • Colaborar com propostas educativas e participar de ações promovidas pelo Projeto de Extensão Modos de Ver com professoras(es), estudantes e demais público interessado de forma virtual/remota.

  • Cabe a Coordenação do Projeto de Extensão Modos de Ver e a Curadoria programar para o ano subsequente uma ou mais exposições em caso de o número ultrapassar a capacidade de exposição em 2021.

Dos direitos autorais do uso de imagens:

A(o) proponente, ao submeter sua inscrição autoriza à Coordenação do Projeto de Extensão Modos de Ver a:

  • Distribuir e fazer uso das imagens das práticas artísticas para fins não comerciais;

  • Utilizar e veicular as fotografias realizadas com o registro da imagem para fins de publicidade institucional, sem qualquer limitação de número de inserções e reproduções;

  • Utilizar e veicular as fotografias acima referidas no site da exposição na Internet e nas redes sociais;

  • Utilizar as fotografias na produção de quaisquer materiais publicitários e promocionais para fins de divulgação da exposição;

  • Utilizar as fotografias para a produção do e-catálogo a ser veiculado nas mesmas condições previstas nas alíneas anteriores.

 

Disposições Gerais:

 

Caberá a Coordenação do Projeto de Extensão e Curadoria convidar artistas e/ou coletivo de artistas para expor sempre e quando não houver inscrições de estudantes, egressos e/ou de docentes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Crato, 04 de abril de 2021

Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa

Coordenador do Projeto de Extensão Modos de Ver

 

bannerinsta1924chama (2).jpg

05/05/2021  

Encontro Virtual da Linha de Pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Data: 10 de maio de 2021
Plataforma: Google Meet
Horário: 19:00 às 22:00 h
Convidadas Profa. Dra. Fabiana Vidal, Profa. Dra. Jessica Tardivo, Profa. Ms. Niedja Torees - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 

card.png

01/02/2021  

Seleção de estudantes para bolsa de pesq

01/02/2021  

Exposição Virtual "Renata Felinto por Renata Felinto"

 

A exposição é uma iniciativa do Projeto de Extensão Modos de Ver vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte - NEPEA e a linha de pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA. 

O formulário para inscrição estará disponível a partir do dia 03 de fevereiro.

Data: 04 de fevereiro de 2021

Plataforma: Zoom

Horário: 19:00 h

Convidada: Renata Felinto - artista/professora/pesquisadora do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA.

20/01/2021  

Encontro Virtual da Linha de Pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Data: 21 de janeiro de 2021

Plataforma: Google Meet

Horário: 19:00 às 22:00 h

Convidada Profa. Dra. Rejane Coutinho do Instituto de Artes - IA da UNESP. A professora abordará o tema "O educador pesquisador e mediador: questões e vieses".

15/12/2020  

Encontro Virtual da Linha de Pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Data: 17 de dezembro de 2020

Plataforma: Google Meet

Horário: 19:00 às 22:00 h

Convidada Profa. Dra. Luciana Gruppelli Loponte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A professora abordará o tema "Teorias e Práticas da Pesquisa no Ensino de Artes Visuais - Questões do Nosso Tempo".

25/11/2020

Imagens de vida dissidentes:
Narrativa de um artista/educador

Encontro Virtual da Linha de Pesquisa Arte/Educação para uma educação dissidente do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Data: 26 de novembro de 2020

Plataforma: Zoom

Horário: 19:00 horas

Convidado: Prof. Dr. Robson Xavier (UFPB)

WhatsApp Image 2020-11-25 at 11.06.45.jp

06/11/2020

Ensino de arte em ação!

Encontro Virtual da Linha de Pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Data: 09 de novembro de 2020

Plataforma: Zoom

Horário: 19:00 às 22:00 h

Convidada Profa. Dra. Jociele Lampert, coordenadora do Apotheke do Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. A professora abordará o tema "A experiência em Dewey e a pesquisa em arte e arte educação".

28/10/2020

Candidaturas para participação no Grupo de Pesquisa Ensino da Arte
em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq

do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA

Estão abertas as candidaturas para participação no Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA. Aos interessados é necessário preencher o formulário disponível no link abaixo, seguindo os critérios apresentados ao lado. As candidaturas permanecerão abertas de 28 de outubro a 28 de novembro de 2020.

Para mais informações sobre o Grupo de Pesquisa e linhas de vinculação, acesse a guia QUEM SOMOS.

Critérios de seleção:
1. Preencher corretamente todas as informações solicitadas no formulário de inscrição;
2. Ter disponibilidade para participar de todos os encontros virtuais síncronos (estes serão realizados via plataforma virtual Zoom ou semelhante), bem como realizar as propostas de atividades assíncronas (Pesquisas, leituras, escrita de resumos, artigos e exercícios estético-artísticos);
3. Escrever uma CARTA DE INTENÇÕES justificando seu interesse em participar do grupo de pesquisa e a linha que pretende se vincular, especialmente no que diz respeito à relevância da linha escolhida para sua formação como artista/professor(a)/pesquisador(a);
4. Assumir compromisso com a agenda do grupo e da linha de pesquisa a qual seja admitida(o).