Olá!
Se você chegou até aqui é porque nossa chamada despertou sua curiosidade. Seja bem-vinda, bem-vinde ou bem-vindo.
Agora antes de prosseguir que tal saber sobre ser bolsista de Iniciação Científica? Escolhemos o vídeo Como funciona INICIAÇÃO CIENTÍFICA + Como escolher ORIENTADOR? e imaginamos que você irá gostar. Vamos lá, entra no endereço abaixo e aproveita.
https://www.youtube.com/watch?v=2j33N2u3NAA
Como você viu no vídeo ser bolsista de IC é mais uma das possibilidades oferecidas na graduação. Existem outras como ser bolsista de Extensão universitária ou ser bolsista de Monitoria. Se você ficou interessado(a) em apresentar sua candidatura para ser bolsista de IC que tal saber sobre nosso projeto antes de realizar sua inscrição?
Título do Projeto: O/A Professor(a) de Arte no Triângulo Crajubar 3.0
Objetivo do Projeto: Mapear a formação das(os) professoras(es) de Arte do Triângulo Crajubar que exercem a
docência no Ensino Fundamental II e Ensino Médio das redes de ensino municipais e estadual.
Tipo de Bolsa: Iniciação Científica
Agência da Bolsa: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP
Valor da Bolsa: R$ 400,00 (Quatrocentos Reais)
Número de Bolsas disponíveis: 02 (duas)
Duração da Bolsa: 12 meses
Orientador: Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa
Orientação de projetos
2021 - 2022
Projeto: Onde estão as(os) artistas/professoras(es)/pesquisadoras(es) do componente curricular Arte/Artes Visuais dissidentes sexuais e de gênero?
Coordenador/orientador:
Fábio José Rodrigues da Costa
Estudantes de graduação:
Alessandro Pinto Nunes
Bolsas de Iniciação Cientifica
Fundação Cearense de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico – FUNCAP
Sobre o projeto
O projeto de pesquisa “Onde estão as(os) artistas/professoras(es)/pesquisadoras(es) do componente curricular Arte/Artes Visuais dissidentes sexuais e de gênero?”, está vinculado a linha de pesquisa “Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes” do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES e a linha de pesquisa “Arte/Educação para uma educação dissidente” do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA. As linhas de pesquisa convergem entre si, uma vez que se propõem ao desenvolvimento de pesquisas no campo epistemológico da Arte/Educação contemporânea que abriga diferentes abordagens teórico-metodológicas e que orientam as práticas docentes das(os) professoras(es) do componente curricular Arte nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica brasileira. Objetivo Geral: Cartografar as(os) artistas/professoras(es)/pesquisadoras(es) dissidentes sexuais e de gênero que exercem à docência na educação básica no Componente Curricular Arte/Artes Visuais na Educação Básica pública brasileira. Objetivos específicos: Cartografar as(os) artistas/professoras(es)/pesquisadoras(es) dissidentes sexuais e de gênero que exercem à docência na educação básica por regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul); Aplicar instrumento de coleta virtual por região com uso do Google Formulários; Catalogar os dados e organizar banco de dados com as seguintes informações: região, estado, cidade, rede municipal, estadual ou federal, nível e modalidade de ensino, dissidente sexual (lésbica, gay, bissexual) e dissidência de gênero (travestis, transexuais e intersexuais); Analisar os dados coletados com base no campo epistemológico da Arte/Educação para uma educação dissidente, na Teoria Queer e na A/R/Tografia como abordagem teórico-metodológicas.
2020 - 2022
Projeto: Práticas Artísticas LGBTI+ nos Catálogos das Bienais de São Paulo
Coordenador/orientador:
Fábio José Rodrigues da Costa
Estudantes de graduação:
Carlos Henrique de David Geraldo
Ruan Pablo Bezerra de Souza
Bolsas de Iniciação Cientifica
Fundação Cearense de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico – FUNCAP
Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico - CNPq
Sobre o projeto
O projeto se insere na linha de pesquisa Arte/Educação para uma educação dissidente do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA. Tem por objetivos Mapear, cartografar e catalogar artistas LGBTI+ e suas práticas artísticas ao longo das edições da Bienal de São Paulo; Inserir estudantes da Licenciatura em Artes Visuais nos procedimentos da pesquisa sobre artes visuais e das bases conceituais e metodológicas da pesquisa baseada nas artes visuais; Colaborar com a pesquisa historiográfica da história das artes visuais LGBTI+ contemporâneas; Publicar catálogo online das(os) artistas LGBTI+, suas práticas artísticas e verbetes que passaram pelas edições da Bienal de São Paulo. A pesquisa se fundamenta nas Metodologias Artísticas e Educativas baseadas nas Artes Visuais.
2019 - 2020
Projeto: Artivismo LGBTI+ na América Latina e Utopias Pedagógicas
Coordenador/orientador:
Fábio José Rodrigues da Costa
Estudante de graduação:
Ruan Pablo Bezerra de Souza
Bolsa de Iniciação Cientifica
Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico - CNPq
Sobre o projeto
Mapear e cartografar artistas LGBTI+ e suas práticas artísticas no contexto latino-americano a partir dos anos de 1960 do século XX. Inserir estudantes da Licenciatura em Artes Visuais nos procedimentos da pesquisa sobre artes visuais e das bases conceituais e metodológicas da cartografia baseada nas artes; Colaborar com a pesquisa historiográfica da história das artes visuais contemporâneas e da história do ensino das artes visuais no contexto latino-americano com base na a/r/tografia; Realizar estudo sobre o conceito de ativismo e artivismo nas artes visuais e no ensino de artes visuais a partir das práticas artísticas de artivistas LGBTI+ latino-americanos.
2018 - 2020
Projeto: Gay Power, Ensino de Artes Visuais e Utopias Pedagógicas na América Latina
Coordenador/orientador:
Fábio José Rodrigues da Costa
Estudante de graduação:
Carlos Henrique de David Geraldo
Victor Bezerra da Silva
Bolsa de Iniciação Cientifica
Fundação Cearense de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico – FUNCAP
Sobre o projeto
Ao longo dos anos nos diferentes países latino-americanos foram surgindo importantes nomes da população LGBT que se tornaram ativistas políticos e artivistas com uma produção visual que passou e ainda passa ao largo das salas de aulas quando falamos de ensinar e aprender artes visuais. A ausência de pesquisas que cartografem a rica produção artística nas linguagens das artes visuais desses artistas tem contribuído para a manutenção de um conceito de artes visuais centradas nas “obras” de artistas heterossexuais, brancos, ricos, europeus ou estadounidenses. O projeto objetiva mapear artistas e produção visual em países da América Latina a partir dos anos 60 que se utilizando de uma prática artística se fizeram artivistas do movimento LGBTT. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq, vinculado a linha de pesquisa Arte/Educação para uma educação dissidente em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA.