Conversações II Pensamentos Dissidentes na Arte e seu Ensino

qui., 07 de jul.

|

Dra. Luciana Borre (UFPE)

Conversações II Pensamentos Dissidentes na Arte e seu Ensino

Professora Adjunta e coordenadora dos Cursos de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado - da Universidade Federal de Pernambuco. Professora no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB.

O registro está fechado
Ver outros eventos

Inscrições abertas em 01 de jul. 08:00

Horário e local

Mais 4 datas

07 de jul. 19:00 – 22:00

Dra. Luciana Borre (UFPE)

Sobre o evento

Ao longo do ano de 2020 e 2021 o Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq e suas linhas de pesquisas, “Didática do Ensino das Artes Visuais” e “Arte/Educação para uma Educação Dissidente”, passou por um processo de ocupação de ambientes virtuais como estratégia para dar continuidade a seus encontros semanais e assegurar que seus/suas pesquisadores/as permanecessem em atividade, produzindo conhecimento e, ao mesmo tempo, abrigando outras pessoas interessadas nas temáticas e objetos de estudo do grupo. Considerando o êxito ocasionado pela ocupação desse lugar da virtualidade, optamos por manter o grupo, com suas duas linhas, nesse formato mesmo com o retorno ao presencial.

Realizamos entre 2020 e 2021 vários eventos com convidados/as, o que nos permitiu fortalecer uma rede de afetos, ao mesmo tempo em que agregamos pensadores/as que não estavam próximos de nós. Nesse sentido, desejamos seguir e, para isso, desenhamos o que estamos chamando de “Conversações I e II”. As conversações acontecerão em cada uma das linhas de pesquisa, para pensar temas que consideramos necessários para formação inicial e continuada do(a) Artista/Professor(a)/Pesquisador(a) em Artes Visuais.

Para conversações II, que acontecerá na linha de pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais, estamos propondo o seguinte tema: Pensamentos dissidentes na Arte e seu Ensino, desde uma perspectiva das dissidências sexuais e de gênero, e considerando que este tema deve ser abordado por diferentes pessoas, pensamos em convidar pesquisadoras e pesquisadores que atuam na formação inicial e continuada, para que, a partir do seu conhecimento vivencial, possam explorar estas dimensões.

Esta iniciativa é uma ação do GPEACC da URCA em parceria com o projeto de extensão Apotheke em Dissidência, coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Wosniak da Universidade Federal do Amapá UNIFAP).

A metodologia desenhada para o Conversações II consiste em dois momentos interligados: Residência Artística/Pedagógica com a mediação do artista/professor/pesquisador Fábio Wosniak e as Conversações com convidadas/os. A residência foi pensada para os membros do grupo de pesquisa, do projeto de extensão e dos estudantes da graduação e da pós-graduação vinculados a linha de pesquisa Arte/Educação para uma educação dissidente, bem como para estudantes das duas universidades interessados/as. Já as conversações com convidadas/os serão abertas para o público em geral.

Desejamos com esta iniciativa tanto fortalecer laços afetivos entre nossos pares como nos nutrirmos estética e teoricamente das contribuições que nossos/as convidados/as trarão para pensarmos o tema “Pensamentos dissidentes na Arte e seu Ensino”.

Prof. Dr. Fábio Rodrigues (URCA)

Prof. Dr. Fábio Wosniak (UNIFAP)

Compartilhe esse evento